Copyright © 2024 Grupo Engage, Todos os direitos reservados.
- Termos de uso
- contato@agenciaengage.net
Cada menopausa é única. Descubra o tratamento ideal para o seu corpo e suas necessidades.
As ondas de calor, também conhecidas como fogachos ou calorões, são sintomas muito comuns, ocorrendo em mais de 80% das mulheres no climatério e menopausa.
Alterações hormonais típicas da menopausa são responsáveis também pela redução da libido. Da mesma forma, a própria secura vaginal pode tornar o ato sexual doloroso.
Os fogachos e suor noturnos são importantes causas do incômodo no sono. Contudo, muitas mulheres apresentam dificuldades para dormir mesmo na ausência dos fogachos.
Menopausa é o período após 1 ano da última menstruação. Geralmente ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce. O climatério é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher, representando os anos antes da menopausa.
A menstruação cessa porque os ovários param de produzir hormônios. Isso marca o fim dos anos reprodutivos de uma mulher, também conhecida como "falência ovariana" devido a perda de todos os folículos remanescentes nos ovários, deixando de secretar os hormônios estrogênio e progesterona, que regulam o ciclo menstrual e liberar óvulos pra fertilização.
Geralmente ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Alguns anos antes da menopausa, os períodos menstruais podem acontecer com maior ou menor freqüência do que o normal, e a quantidade de sangramento pode mudar.
O principal sinal desse período é a irregularidade menstrual, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes. Porém em algumas mulheres, a parada da menstruação pode acontecer de forma súbita, os ciclos menstruais cessam, e após 1 ano chamamos esse período de menopausa. Os sintomas comuns incluem:
Como será a nossa primeira consulta:
Na primeira consulta de ginecologia integrativa, realizamos uma anamnese detalhada, considerando histórico médico, emocional, hábitos de vida e dieta. Analisando doenças passadas, histórico familiar e condições de saúde. Avaliando níveis de estresse, ansiedade e fatores psicológicos. Hábitos diários, atividade física, qualidade do sono, consumo de álcool e tabaco são questionados. A dieta é analisada em termos de frequência e tipo de alimentos, visando um cuidado completo e personalizado.
Como será seu tratamento:
Após um exame físico cuidadoso, que inclui exames ginecológicos de rotina como o Papanicolau, e diagnósticos complementares como ultrassonografias e exames de sangue, obtémos uma compreensão completa da condição de saúde da paciente. Esse processo minucioso garante que todas as possíveis questões de saúde sejam identificadas e abordadas. Com base nesses resultados, são discutidas as próximas etapas e orientações necessárias para garantir a saúde e o bem-estar geral da paciente.
Como será o nosso acompanhamento:
O acompanhamento integra terapias convencionais e complementares, como mudanças no estilo de vida, suplementação e práticas de manejo do estresse, promovendo um cuidado holístico e contínuo para a paciente. A paciente recebe orientação sobre alimentação saudável, exercícios físicos adequados e técnicas de redução de estresse, como yoga e meditação. A suplementação é ajustada conforme necessário para atender às necessidades nutricionais específicas. Acompanhamentos regulares são agendados para monitorar o progresso e ajustar o plano conforme necessário.
Uma renomada ginecologista formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis em 2002. Com uma trajetória dedicada à saúde da mulher, possui uma vasta formação complementar, incluindo um curso de Estética Genital Feminina pela GYNELASER Cursos Médicos em 2011, e especializações em Manejo Etiológico das IST pelo CEDAP (2009-2010) e Auditoria de Serviços e Sistemas de Saúde pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador (2007-2008).
Sua experiência prática é robusta, tendo completado residência médica no Hospital Regional do Gama (2002-2004), além de cursos fundamentais como Ética Médica do CRM-DF e Promoção ao Aleitamento Materno pela Escola Superior de Ciências da Saúde em 2003 e 2002, respectivamente também aprimorou suas habilidades em ultrassonografia ginecológica e obstétrica no Instituto Tropical de Medicina Reprodutiva e Climatério em 2007.
Ela participou de importantes seminários e congressos, como o Seminário Estadual sobre Assistência Obstétrica e Neonatal (2006), o III Congresso Baiano de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (2006), e a III Jornada do Interior de Colposcopia e Patologia Cervical (2005). Com uma abordagem integrativa e humanizada estou comprometida em proporcionar um cuidado completo e personalizado às minhas pacientes.
Toque no botão abaixo e fale com o nosso suporte no WhatsApp
A menopausa é a última menstruação da mulher, ocorrendo em média aos 51 anos.
Se você tem 45 anos ou mais e apresenta sintomas como ondas de calor, irregularidades menstruais e alterações de humor, consulte um médico para diagnóstico.
Podem incluir exames de sangue para medir níveis hormonais e avaliação física.
Procure um médico se apresentar sintomas da menopausa para avaliação e tratamento.
A chance é pequena, mas existe. Faça um teste de gravidez se sua menstruação atrasar.
Sim existem e podem ser usados para prevenir gravidez e tratar sintomas, mas consulte um médico antes.
Os sintomas mais comuns incluem ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, secura vaginal e irregularidades menstruais.
A terapia hormonal pode ser segura e eficaz para muitas mulheres, mas deve ser discutida com um médico para avaliar os riscos e benefícios individuais.